segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Exercícios de Língua Portuguesa - Prova Brasil - Descritor 2

EXERCÍCIOS – Descritor 2

1. (PROVA BRASIL 2007)

Eu tenho um sonho

lutar pelos direitos dos homens

Eu tenho um sonho

tornar nosso mundo verde e limpinho

Eu tenho um sonho

de boa educação para as crianças

Eu tenho um sonho

de voar livre como um passarinho

Eu tenho um sonho

ter amigos de todas raças

Eu tenho um sonho

que o mundo viva em paz

e em parte alguma haja guerra

Eu tenho um sonho

Acabar com a pobreza na Terra

Eu tenho um sonho

Eu tenho um monte de sonhos...

Quero que todos se realizem

Mas como?

Marchemos de mãos dadas

e ombro a ombro

Para que os sonhos de todos

se realizem!

SHRESTHA, Urjana. Eu tenho um sonho.

In: Jovens do mundo inteiro. Todos temos

direitos: um livro de direitos humanos. 4 ed.

São Paulo: Ática, 2000.

No verso “quero que todos se realizem”, o termo destacado refere-se a:

a) amigos b) direitos

c) homens d) sonhos

2. Leia atentamente o texto abaixo e responda á questão:

Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito de um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue*,

se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão.

MELO, João Cabral de Melo. In: Poesias completas.

Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

* Delicada = frágil

A palavra em destaque na poesia se refere a:

a) Todos os tecidos.

b) Todos os fios de sol.

c) Todos os galos que tecem a manhã

d) Todas as manhãs.

3. Leia o texto abaixo e responda à questão:

Eu darei sempre o primeiro lugar à modéstia entre todas as belas qualidades. Ainda sobre a inocência? Ainda, sim. A inocência basta uma falta a perder; da modéstia só culpas graves, só crimes verdadeiros podem privar. Um acidente, um acaso podem destruir aquela, a esta só uma ação própria, determinada e voluntária.

GARRET,Almeida. Viagens na minha terra. Rio de janeiro: Ediouro, 1969.

No texto “aquela” e “esta” estão no lugar de:

a) “Inocência” e “modéstia”.

b) “Modéstia” e “inocência”.

c) “Primeiro lugar” e “inocência”

d) “crimes” e “acidente”

4. Leia o texto a seguir e responda á questão:

Devaneios de um rei

Escrevo com o pé no estribo¹. É um modo de dizer que talvez esteja prestes a mudar de clima. Para onde, não sei. Se consultasse o meu desejo, iria para a ilha da Trindade. Pelo que leio, foi um cidadão norte-americano, casado com uma linda moça de New York, que entrou pela ilha adentro, não achou viva alma, tomou conta do território e tratou de colonizá-lo. Dizem as notícias que a ilha será um principado, e já tem o seu brasão; um triângulo de ouro com uma coroa ducal². Dizem mais que o posseiro já embarcou para a Europa, a fim de ser reconhecido pelas potências. Justamente o contrário do que eu faria; mas se os gostos fossem iguais, já não haveria mundo neste mundo.

MACHADO DE ASSIS, Crônicas escolhidas. São Paulo: Ática, 1994. Adaptado.

¹ – Peça presa de cada lado da sela onde o cavalheiro firma o pé.

² – Pertencente a um duque; relativo ao ducado.

A expressão destacada “colonizá-lo” se refere:

a) A ilha b) Ao mundo

c) Ao território d) Ao principado

5. Leia o texto a seguir e responda á questão:

A artista plástica Breyer, de 26 anos, transformou seu apartamento de 120 metros quadrados, no centro da cidade de São Paulo, em um laboratório de práticas ambientais. Ela está preocupada com quanto suas ações emitem dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas. O ateliê, improvisado com bambus na varanda, tem ervas e temperos. Dentro do imóvel, as paredes foram derrubadas para melhorar a circulação de ar e favorecer a iluminação natural. No banheiro, a artista instalou um sistema que reutiliza a água do banho na bacia sanitária. O lixo reciclável é entregue para uma cooperativa. Essas atitudes são exemplares. No entanto, práticas individuais são insuficientes para reverter o aquecimento global, pois cerca de 77% das emissões mundiais vêm das empresas.

DINIZ, Isís Nóbile. A favor do planeta. Época, nº 572. São Paulo: Globo, 4 mai. 2009. Adaptado e com cortes.

Na frase, “Essas atitudes são exemplares.”, o pronome destacado refere-se:

a) À preocupação com a valorização do imóvel.

b) A todas as atitudes tomadas pela artista para a redução da emissão dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas.

c) A reforma do apartamento.

d) Ás paredes derrubadas do apartamento para a circulação de ar e iluminação natural do ambiente.

6. Leia o texto abaixo e responda à questão:

Vândalos agem sem controle nos sítios arqueológicos

brasileiros e ameaçam fazer desaparecer sob pichações

e cartazes um precioso conjunto de pinturas rupestres

O Brasil é dono de um dos mais extensos e diversificados conjuntos de arte rupestre do mundo. Dele, conhece-se apenas uma pequena parte. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registra a existência de 2 000 sítios arqueológicos com pinturas e inscrições pré-históricas, mas estima-se que esse número possa ser dez vezes maior. Esses registros gravados em rochas datam de até 4 000 anos atrás e constituem um patrimônio precioso e frágil por natureza, exposto que é à ação do tempo e das mudanças climáticas. No Brasil, a essa agressão inevitável soma-se uma praga vergonhosa. Aqui, o grande inimigo da conservação é o vandalismo.

BORTOLOTI, Marcelo. Destruidores da história. Veja nº 2124.São Paulo: Abril, 5 ago. fragmento

* pinturas gravadas em rochas e cavernas pelos povos primitivos.

As palavras em destaque no texto se referem, respectivamente, a:

a) “Brasil e “Brasil”.

b) “IPHAN” e “Inimigo”

c) “Mundo” e “Brasil”.

d) “Extensos e diversificados conjuntos de arte rupestre” e “Brasil”.

Nenhum comentário: